
Olá, depois de um longo tempo sem escrever, consegui parar um pouco para contar como vai o Bruno, depois de 02 meses da primeira cirurgia. Ele está muito bem, a cicatriz ainda está um pouco vermelha, mas bem melhor, dentro de um tempo ficará imperceptível. Para isso, é importante que o rosto dele não seja exposto diretamente ao sol, pois neste caso, ficará a marca da cicatriz. A recomendação do médico é ao sair no sol, passar protetor solar e boné.
Ele continua usando a plaquinha durante o dia todo, todos os dias. Se eu disser que ele tomou leite apenas uma vez sem a plaquinha (por que ela caiu e nós não vimos) vocês acreditam? Ele não fica sem a plaquinha de jeito nenhum.
Bruno começou a comer papinha e frutas umas 2 semanas depois da cirurgia (ele estava completando 6 meses). Apesar dele gostar muito de comer, o momento da alimentação é um pouco incômodo para ele, pois apesar da plaquinha no céu da boca, a comida acaba ficando parada entre a plaquinha e o nariz, o que faz com que ele espirre muito. O pediatra e o nutricionista do Bruno falaram que a papinha não precisa ser toda batida, pode ser colocado pedaços pequenos de batata, frango ou carne, porém confesso que tento deixar a papinha mais cremosa o possível, pois deste jeito desce bem mais fácil. Acho assim, pra que dificultar se dá para facilitar. Então por enquanto oferecemos papinhas mais cremosas.
O desenvolvimento dele está ótimo e melhor do que muita criança. Hoje com 7 meses ele está com 74 cm e 11 Kg (um tourinho). Está muito esperto, já senta, chora para chamar a atenção, sabe nos procurar, já tem programa de TV favorito, adora um computador e quer começar a engatinhar.
Outro fato que aconteceu neste ultimo mês, foi a saída dos dois dentes de baixo e de um dente na parte de cima. Ele já está próximo de moldar a próxima plaquinha, e está terá uma contenção para começar a colocar os dentes de cima no lugar certo. Não gosto nem de imaginar como crescerá os dentes de cima, mas o melhor neste caso é não imaginar, o negócio é levar pontualmente no dentista e não faltar a nenhuma consulta, que em breve a arcada dentária superior dele, estará certinha. Já vi crianças com 3 anos que possuem os dentes super bonitinhos. O negócio é ter dedicação e bons profissionais.
O Bruno continua sendo atendido no Centro de Má Formações Crânio Faciais de Santos. Segue telefone de lá: (13) 3202-1300
Oi Karen, tudo bem?Meu nome é Adriana, e o meu caso é um pouco parecido com o seu.Tenho uma filha de 13 anos e o ano passado descobri que estava grávida,não foi planejado, mas ficamos na torcida para que fosse um menino, quando estava com 5 meses fiz o ultrassom para saber o sexo do bebe, e era menino, depois fiquei sabendo da possibilidade da fissura, meu mundo desabou!!!Depois com 7 meses fiz o 4D e ficou constatada a fissura, entrei em panico e comecei a pesquisar mais na internet e graças a Deus encontrei o seu blog, e graças a ele segui os seus passos e agora meu bebe está quase completando 1 mês e já está sendo consultado no HGA com o Dr. Daniel, usa a plaquinha e é muito comilão!!!Continue com palavras iluminadas, tudo de bom para você e para o Bruno!!!!!
ResponderExcluirAdriana Vitucci
Oi Adriana,
ResponderExcluirFiquei muito feliz em saber que a minha experiência esteja de alguma forma ajudando vocês. O meu objetivo é esse mesmo, acredito que juntos poderemos buscar por novos tratamentos, e alternativas que sejam melhores para os nossos pequenos. Escreva aqui sempre que quiser. Vamos continuar trocando experiências. bjs
Olá! Meu bebê nasceu com fenda labial unilateral e fenda palatina e coincidentemente no mesmo mês que o Bruno, porém no dia 11/08 ( o meu outro filho, hoje com 06 anos, nasceu no dia 24/08). Ele já fez a primeira cirurgia onde foram corrigidos lábio, úvula e palato mole restando somente uma pequena abertura no palato duro que segundo a cirurgiã plástica e a ortodontista que cuidam dele tem possibilidades de fechar sozinha (se Deus quiser!!!!). Moro em Guaçuí, uma cidade bem pequena que fica no sul do estado do Espírito Santo e fazemos o tratamento do Lucas no Rio de Janeiro. Lá é bem mais perto do que Bauru, além de termos onde ficar. Outra coincidência é que Lucas também foi operado em fevereiro, no dia 14/02/2011. Ele não é forte como o Bruno, hoje com 09 meses completos ontem está pesando 7Kg e 800 gramas. Eu e meu marido somos magrinhos e meu outro filho - Eduardo, também é bem magrinho. O pós operatório é mesmo bem complicadinho. Lucas não poderia sugar num período de 20 dias e o único jeito que conseguimos foi mamar na colher. Quando a cirurgiã o liberou para sugar ele não quis e demorou mais uns dias. Até que no dia 19/03, com as bênçãos de São José, ele conseguiu sugar. Já come papinhas e como você prefiro passar na peneira para que fique mais cremosa e fácil de engolir. Outra coisa que percebo no Lucas é que ele também espirra muito, assim como o Bruno. Nossa luta agora está para comer: Lucas não quer saber de almoçar e jantar. Graças a Deus come papinha doce e mama, mas mãe você sabe, né? Tenho esperança que seja por causa dos dentes: 1º nasceu o dente incisivo superior direito e logo em seguida o inferior esquerdo, com o direito começando a aparecer (diferente do normal, não é?) Ele também esteve um pouco gripadinho o que já ajuda a diminuir o apetite. No início a preocupação com a pouca quantidade de alimento era para que ele estivesse bem forte para a cirurgia. Achei que depois tudo iria ficar mais tranquilo... mas, que nada... fico tão triste quando ele não come "tudinho". Se você quiser conhecer o Lucas pode fazê-lo pelo orkut. Nome: Tina, Dedi, Eduardo e Lucas. Meu e-mail: mtinadias@yahoo.com.br. Estava lendo sobre o uso da prótese e encontrei o seu blog e me identifiquei com sua história pois vivemos as mesmas emoções na mesma época. A cirurgia ficou muito boa tanto na parte externa quanto interna. Lucas continua usando a prótese de palato e um modelador nasal. A prótese no palato ele colocou aos nove dias de vida. Foi muito bom conhecer sua história. Beijos para você e para o Bruno. Com muito carinho, Tina
ResponderExcluirOi Tina,
ResponderExcluirTe adicionei no orkut e vi que o Lucas é uma gracinha! O dentista do Bruno pediu para comprarmos este modelador. Será que machuca o narizinho deles? É de silicone, certo?
Mas é assim, a evolução do tratamento deles, depende muito de nós pais. Fico feliz de saber que mais um bebe com fissura esta passando por cima de qualquer dificuldade.
Bjos para vocês.