segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um tempo de mudanças...

Seguindo os conselhos de uma amiga, resolvi começar a escrever aqui e compartilhar com todos, os últimos acontecimentos de minha vida... de nossas vidas... Espero que minhas palavras possam ajudar muitos pais e mães, que estejam passando por situação parecida...

Depois de sete anos de namoro e dois de casamento, eu e meu marido decidimos que estava na hora de aumentarmos a nossa família... Íamos dar um irmãozinho para a nossa filha de 10 anos. Vinha me preparando para a chegada deste filho havia um tempo, afinal são várias as dúvidas que passavam pela cabeça: passar por tudo de novo depois de 10 anos, dividir o amor dado a uma filha única e conciliar a vida profissional com as obrigações da casa, com mais um filho... Mas a vontade em ter esse filho, foi maior do que tudo, e logo começamos a nos planejar...

No dia 31 de dezembro de 2009 descobrimos a gravidez. A felicidade não cabia em nós! À meia noite fizemos votos de muita felicidade e amor, muitos eram os planos para este novo ano que iniciava em nossas vidas.

Nós mal imaginávamos que alguma coisa ocorreria fora dos planos...

No final do mês de março quando estava com quase quatro meses de gestação, realizei uma ultrassom para descobrir o sexo do nosso filho (só para confirmar, pois já sentia que seria um menino), quando veio a afirmação de que o Bruno estava dentro de mim. No meio de toda aquela felicidade, já que havíamos formado um casalzinho, veio outra afirmação da médica: - Seu filho tem lábio leporino.

Na hora não entendi direito... A minha mãe que me acompanhava confirmou para a médica que eu tinha uma tia por parte de pai que havia nascido com esta má formação no lábio.

Apesar de não saber bem o que esta má formação representaria na vida do meu filho, sai da clinica decidida de que independente de qualquer coisa, ele viria ao mundo para encher nossas vidas de alegria, e que se houvesse algum problema, nós iríamos resolver.

Bom, esta foi a minha primeira reação: “Não chore, seja forte e passe por cima de qualquer coisa... Deus não coloca nada em nossas vidas por acaso”. Sabia que chegando em casa, viria a tarefa mais difícil: Contar a meu marido por telefone (já que ele estava fora a semana inteira a trabalho) qual fora o resultado da ultrassom.

Confesso que não foi fácil pra mim... Mas para ele foi como se todos os planos tivessem falhado. A tristeza tomou conta, pois seu filho, sangue de seu sangue, viria ao mundo com a aparência diferente dos demais bebês e teria que passar uma parte de sua vida, visitando hospitais e médicos. Nossa filha de 10 anos é sua filha de coração, por tanto, ele depositava naquela pequena vida, todos os planos “perfeitos” de um filho seu.

Entendi de uma vez neste momento a diferença mais gritante entre mães e pais: As mães amam independente de qualquer coisa, e fazem tudo por seus filhos, enquanto os pais são fracos e não suportam dores, que as mães substituem por esperança.

Com muita paciência e amor, consegui tranqüilizar o coração dele, e fazê-lo entender que os nossos planos não haviam acabado, pelo contrário, haviam iniciado. Nosso bebe viria ao mundo e encheria nossa família de felicidade e nós faríamos de tudo para que ele fosse um homem íntegro, perfeito e amado.

Bom, nesta primeira conversa, quis contar de uma forma resumida, um pouco de nossas vidas e como este nome “lábio leporino” nos surgiu.

Quero neste espaço que mães e pais saibam que não estão sozinhos no mundo com este tipo de problema, alias, ele é muito mais comum do que podemos imaginar. Para qualquer que seja a extensão desta má formação, existe tratamento dos mais simples aos mais longos, mas existe!

Mas saibam que o principal tratamento é o AMOR. Estas pequenas vidas (assim como todos os bebês) precisam muito do apoio, da garra e do amor dos pais. Assim, qualquer situação será superada!

Até a próxima!

7 comentários:

  1. Nossa, amiga, q palavras lindas.. e q coragem de desabafar td por aqui!!!!
    Parabens!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindooooo!!! Adorei tudo e fico orgulhosa em ver sua garra e seu amor incondicional falando mais alto que qualquer problema.
    Parabéns e muitas felicidades para esta família linda!
    Bjs, Karina.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Karen!
    Sei bem o que você está passando, pois há 24 anos quando minha filha nasceu foi diagnosticada com uma síndrome rara... Foram anos de tratamento e muitas idas ao Centrinho de Bauru que é especializado em lábio leporino, mas como você disse, o amor foi maior e ela cresceu feliz, sem nenhum complexo ou frustação. Parabéns, por você ter entendido o que muitas mães de filhos com alguma "diferença" levam anos pra copreender, que: "Filhos especiais são para mães especiais". Por isso, Deus escolheu você! Tenha certeza que seu filhinho é um grande presente de Deus e juntos vocês escreverão uma linda história!
    Que Deus os abençoe!
    Beijos!
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. mãe parabens vc foi muito coragem obrigado por esse irmão


    beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Karen, parabéns pelo Bruno, esse meninão que chegou para ensinar a família um monte de coisas novas. Achei muito bacana a sua idéia de nos contar a suas experiência neste espaço, e memorável a sua facilidade de expressar com tamanha clareza o que sente e pensa. Estou muito feliz em saber que está tudo indo bem. Queria fazer uma defesa do papai do Bruno aqui. Homens sao meninos crescidos e fracos as vezes, é verdade, mas ao contrário das mulheres, eles nao vivem a experiência da gravidez que de uma forma especial prepara a mulher para ser mae e que faz ela amar e desejar o filho dia após dia. Para o homem, em maior ou menor escala, a "gravidez" começa no dia do nascimento da criança, pois antes ele era um mero espectador de um processo que ele só compreende sob a ótica da lógica e lógica nao faz amor crescer. Portanto, convide o papai para viver a sua experiência e ele se transformará. Felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karen...Parabéns!!! Fiquei emocionada com sua LINDA HISTÓRIA DE AMOR... Você é uma verdadeira guerreira e já percebeu que sua Determinação é que te leva a VENCER qualquer batalha e o mais importante "ter sede de VIDA".
    Que sorte da BRENDA e do BRUNO ter uma Mãezona como você.
    DEUS vai continuar iluminando seu caminho...
    Força!!! Seus esforços só trarão excelentes frutos.
    bjs

    Desculpe não estar presente em momentos tão intensos de sua vida.
    Tia Norminha

    ResponderExcluir
  7. Amiga, estou mega feliz por vcs!! Ele está mais lindoooo ainda. Completamente diferente, boquinha e narizinho perfeitos. Que benção a evolução da medicina... Nossa, realmente fiquei surpresa e muito feliz. Vcs merecem...
    Tudo de bom e parabéns.
    Bjs.
    Karina

    ResponderExcluir