Enquanto o Brunino se desenvolve, dorme e brinca tranquilamente dentro de mim, os pais dele correm aqui fora contra o tempo, buscando informações e orientações, para que a sua chegada ao mundo seja menos sofrida para ele e para nós. O que faz realmente a diferença neste tipo de problema é o acesso a informação. Não escondo que de vez em quando a tristeza cisma em vir, mas a esperança por dias melhores, tem nos dado muitas forças.
Logo que diagnosticamos a fissura labio palatina no Bruno, comecei a busca por informações. Primeiramente, agente sente a necessidade de entender por que isso acontece. No nosso caso, tudo leva a entender que é genética, uma vez que possuo uma tia que nasceu com a firrura no lábio. No entanto, muitas podem ser as causas (No final darei dicas de leituras).
Durante esta busca, conheci o Centrinho da USP de Bauru. Confesso que apesar do porte deste hospital e de sua fama, nunca havia ouvido falar. "Lá eles fazem milagres", foi o que o meu médico disse. Realmente o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru, carinhosamente chamado de Centrinho é referencia mundial neste assunto. O atendimento nele é viabilizado através do SUS.
Como estou em Santos-SP, sabia que se a nossa unica opção fosse o Centrinho de Bauru, a nossa jornada não seria nada fácil, pois 5h separam Santos de Bauru. Desta forma, continuei a minha busca.
Pensei: "temos plano de saúde, vamos procurar por bons médicos". Não adianta, o tratamento deve ser realizado em Centros especializados no assunto, pois nestes Centros estão todos os profissionais necessários ao longo de todo o tratamento. Tratamento este que envolve cirurgiões plásticos, odontopediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros.
Uma outra opção é o hospital de Campinas, Sobrapar. Procurando orientações em um cirurgião plástico aqui em Santos, ele nos disse que o Sobrapar também é uma ótima opção para realizar o tratamento, também pelo SUS.
Aqui em Santos, conheci a Fundação Galileo, que localiza-se no Hospital Estadual Guilheme Alvaro. Ainda gestante procurei a fundação e marquei uma consulta. O primeiro atendimento é realizado por uma psicóloga. Algo que nos trouxe bastante esperança, é o fato de que o "Centrinho de Santos", utiliza ao longo do tratamento uma placa ortodontica que facilita e traz mais qualidade de vida ao paciente. Esta placa é colocada nos primeiros dias de vida da criança, e necessita ser trocada praticamente toda semana, por causa do crescimento da criança. A placa ajudará na respiração e alimentação, uma vez que ela fechará a fissura, e o correto uso "segurará" a fissura, facilitando quando da cirurgia de fechamento do palato.
Outra ONG que realiza as cirurgias em todo o Brasil é a ONG Operação Sorriso, uma ótima opção para as famílias que moram muito longe dos grandes Centros de tratamento.
Bom, por enquanto são estas informações que possuo com relação a locais que realizam o tratamento de fissuras lábio palatina.
É claro que a informação ajuda muito neste momento, mas só o dia a dia nos trará todas as respostas. Hoje estou com quase 36 semanas de gestação, por tanto em breve nosso pequeno estará nos nossos braços. E não vemos a hora de poder cuidar dele... Ajudá-lo a escrever a história de sua vida...
Segue os endereços eletrônicos:
Centrinho de Bauru: http://www.centrinho.usp.br/
Sobrapar: http://www.sobrapar.org.br
Operação Sorriso: http://www.operationsmile.org.br/novo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário