sábado, 11 de setembro de 2010

A chegada em casa


Hoje escreverei um pouco da rotina diária com nosso filho, agora em casa.

A plaquinha foi colocada ainda no hospital pela dentista, e depois de 2 dias de adaptação, ele recebeu alta. Bruno se deu muito bem com a plaquinha, realmente ela traz mais qualidade de vida para ele.

Falar um pouco sobre a amamentação: Tentei colocá-lo para mamar no peito, mas é bem difícil para ele, não por falta de sucção (que aliáis ele tem bastante), mas sim pela falta do lábio superior. Tento colocá-lo de vez em quando, para poder ficar mais próxima dele, mas ele fica tão nervoso (pois quer comer), que acabo não prolongando muito este momento... Estou tirando o meu leite e dando para ele na chuquinha da lillo de bico de látex (aquela com bico redondão). Cheguei a comprar uma mamadeira de bico ortodontico de silicone, mas ele mamou pouco nesta chuquinha... Como o bico dela é menor, não entra com facilidade na boquinha dele, e por consequência o deixa cansado mais facilmente. E o que importa para um bebe fissurado, é que ganhe peso normalmente, para que possa realizar a primeira cirurgia a partir dos 3 meses de idade.

Bom, ele se deu tão bem com o bico de látex, que hoje, passado 1 semana que saiu do hospital, ele já engordou mais de 300 gr e cresceu 4 cm. Ele está mamando muito ... em cada mamada são em média 100 ml de leite ...

A amamentação deve ser feita com o bebe sempre sentadinho, para que o leite não vá para os pulmões, o que o colocaria em risco de vida.

Não o amamentei sem a plaquinha ainda... Com ela, ele consegue se alimentar e respirar normalmente.

Com relação a tirar e colocar diariamente a plaquinha em sua boca, tem sido bem tranquilo... tenho feito este procedimento uma vez por dia, quando descolo a placa de sua boquinha, tirando o excesso de cola que fica na gengiva e depois com um pouco de cola (chamada fixodent) fixo a placa novamente em sua boca. Claro que o bebê não gosta muito de todo este procedimento, então na hora de fazer esta higienização, é aquele chororo ... Com o tempo ele irá se acostumar, e será normal para ele.

Ja passamos com o Bruno no "Centrinho" do Hospital Guilherme Alvaro, aqui em Santos. Lá passamos pelo Cirurgão Plástico, pela psicóloga, pela fono e por um nutricionista. Passaremos ainda pelo otorrino e retornaremos com a dentista, para que possa fazer os primeiros ajustes na plaquinha (já que ele já cresceu).

Bom, por enquando é isso que tenho para compartilhar. Graças a Deus, até então tenho apenas boas experiências para contar. E que assim siga!

Um forte abraço.

Karen.